Este Blogue é desenvolvido no âmbito académico, pelo aluno Tiago Vieira, número 12 da turma 12º CM da Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Gil Vicente, Lisboa. Surge como uma prova final que avalia a aptidão profissional dos alunos inscritos no curso de Comunicação, Marketing, Relações Publicas e Publicidade. Este projecto tem como nome Prova de Aptidão Profissional (P.A.P.).




Objectivos

Objectivos

A construção deste blogue tem como principais objectivos a realização da prova de aptidão profissional, assim como a sensibilização dos seus visitantes para uma problemática actual, o enorme problema climático que o planeta atravessa.

Aqui é revelada uma prática recente de conhecer o ambiente e culturas locais intervindo positivamente no seu meio envolvente, assim como a busca do aprofundamento de conhecimentos e experiências sobre os temas relacionados com o meio ambiente. O Ecoturismo é uma prática consciente e enriquecedora, que oferece aos seus participantes, um imenso conjunto de actividades que lhe vão proporcionar uma experiência inesquecível minimizando o seu impacto no meio envolvente.



Num planeta cada vez mais cansado é necessário inverter a tendência e agir para evitar futuras catástrofes. Sabe-se que existe uma preocupação universal, as mais elevadas entidades de vários países já o manifestaram, é imprescindível fazer algo e não cabe apenas aos governantes de cada país estipular sobre as reduções de gases enviadas para a atmosfera, se cada individuo agir por si, em consciência do problema que atravessamos, de certo gerações futuras irão herdar um mundo melhor. Ecoturismo é uma forma de interacção e interligação com a Natureza, cuidando e intervindo pela saúde da mesma. É mais uma ferramenta que pode contribuir para o melhoramento do ambiente, que é fonte de vida para todos os seres vivos. Vamos reflectir sobre este enorme problema, sabendo que só se irá resolver se agirmos contra o tempo e reparar os erros do passado. É a hora!


Eco-actividades

Eco-actividades


Serão aqui apresentadas várias actividades praticadas ao ar livre, em pleno contacto com a Natureza, suas respectivas datas de realização e condições necessárias para a participação. Participar é intervir positivamente, renovar o ambiente natural e ir em busca de uma diversão, reconhecimento e crescimento pessoal tendo como pano de fundo o cenário mais verdadeiro e fundador de uma infindável fonte de vida, a Natureza.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Impactos. Agir bem ou prejudicar?

Como quaisquer actividades económicas especialmente aquelas que são desenvolvidas em áreas naturais, o ecoturismo pode produzir impactos, sejam benéficos ou prejúdiciais. Contudo, tanto os beneficios como os malificios decorrentes são potenciais, assim sendo, dependem essencialmente do seu planejamento, implantação e monitoramento na organização das suas actividades.
Para a realização de actividades ao ar livre é necessário que os seus organizadores tenham a sensibilização para o seu contacto com a natureza, e um conhecimento sobre o impacto que exerce sobre o ambiente, um passeio com a familia ou amigos pela serra pode derrepente causar um impacto negativo no ambiente, basta o envio de lixo para o chão ou um corte de ramos das árvores para termos um impacto negativo e de esse mesmo passeio não servir de algo benéfico para a natureza.
A interacção Homem/Natureza pode ser algo de muito positivo para ambos, certo é que se poode afirmar que a Natureza sobrivive sem o Homem, mas o Homem deixa de existir se a Natureza também desapareçer. No entanto, o Homem desempenha um papel fudamental para a conservação da Natureza, originando assim uma interdependência entre ambos. A ligação ou a separação entre o Homem e a Natureza poderá ditar o futuro do nosso planeta.

Impactos ambientais

Sem comentários:

Enviar um comentário